PROJETO CENTRO DE CONVIVÊNCIA EDNA ROSA DE ABREU
Objetivo
Assegurar o convívio social de alunos da Apae de Teófilo Otoni que completaram o percurso escolar ,Os participantes são incentivados a resgatar e manter a autonomia e a independência, que são fundamentais para uma boa qualidade de vida na vida madura e na velhice.
'Autonomia aqui é definida como o exercício do autogoverno e independência é poder sobreviver sem ajuda para as atividades do dia-a-dia e de autocuidado',
JUSTIFICATIVA
Após muitos anos de participação de uma vida escolar sem estar enquadrada dentro dos moldes de uma escola inclusiva, temos um segmento de alunos que mantém laços afetivos e sociais dentro das instituições e com a TERMINALIDADE ESCOLAR estariam no perigo de cair em depressão , solidão dentro da própria família, e afastamento do convívio social .
Que até hoje vem recebendo dentro dos muros das APAES.
Sentimos deste modo na obrigação de oferecer uma alternativa para este segmento, melhorando autoestima, aquisição de novos conhecimentos através do preenchimento do tempo em atividades lúdicas prazerosas
Fazendo com que eles se sintam mais confiantes do próprio potencial e com atitudes más positivas em relação a eles mesmos,atuando como um possível preditor de uma velhice bem-sucedida.
2.3 PRINCIPIOS NORTEADORES
PÚBLICO ALVO
Alunos que completaram o percurso escolar, sem sucesso para poder continuar no Ensino Regular tendo em conta a idade avançada.
PROCEDIMENTOS TÉCNICO OPERATIVOS
Participação do A.Social no Programa:
- Responsável pelo estudo do ambiente sócio - econômico e cultural da família e da comunidade, propondo e executando mecanismos que visem à orientação familiar e a integração família-Comunidade
- Manter contato permanente com as famílias orientado-as, apoiando-as e esclarecendo-lhes sobre o trabalho desenvolvido, procurando envolvê-las no processo educativo do Centro de Convivência.
-Acompanhamento e suporte em atividades extra escola.(solicitação da família para autorização em viagens,excursões,freqüência)
-Acompanhamento de medicação junto ao setor de Enfermagem(quando solicitado)
-Fazer o levantamento de recursos disponíveis na comunidade para possível utilização no encaminhamento de alunos e melhoria das condições sociais da família.
METODOLOGIA
Este grupo de alunos (49) encaminhados pelo Setor Pedagógico para
Atendimento em 03 salas especiais divididas de acordo a seu potencial.
Atividades a serem desenvolvidas:
- Diariamente, Oração ecumênica junto ao grupo.
-Atividade física dirigida
-Bate papo –comentar noticias de jornal –atualidades.
-Conte sua história
-Visitas Comunitárias.
-Passeios a lugares públicos na Comunidade.
-Visita a Clubes
-Visita a Teatros
-Visita a Supermercados.
-Participação em festas de Confraternização (01 mensal)
-Assistir Filmes – Vídeo Clipes.
-Participação em viagens de lazer.
-Elaboração de algum tipo de artesanato terapêutico.
METAS
Realização de 100% das atividades propostas para o ano 2009
Inserção do aluno idoso no convívio social e vir a ser Centro de referência para outras Instituições de atendimento ao deficiente.
Avaliação
Quantitativa e Qualitativa
-Avaliação contínua- realizada pela equipe Assistente Social ,Terapeuta Ocupacional e Psicóloga.
-Avaliação realizada pelo próprio aluno ao final do Semestre.