PROJETO EM EXECUÇÃO DO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL
APAE DE TEÓFILO OTONI
PROJETO DE ATENDIMENTO AUXILIO TEMPORARIO A FAMÍLIA CARENTE
OBJETIVO
O atendimento emergencial à família do aluno que ingressa na APAE e encontra-se em situação de miserabilidade, proporcionando-lhes condições de freqüentar junto com filho, os atendimentos clínico e pedagógico,antes de serem encaminhados para Programas do Governo Federal, bem como, a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência.
JUSTIFICATIVA
Alta demanda de famílias com desconhecimento de direitos e benefícios garantidos às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social e miserabilidade.
Princípios Norteadores:
Supremacia do atendimento das necessidades sociais sobre asexigências da rentabilidade econômica.
Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminaçãode qualquer natureza;
Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito abenefícios e serviços de qualidade.
Política Nacional de Assistência Social – PNAS – 2004
Norma Operacional Básica – NOB/SUAS
Público Alvo
Famílias dos usuários da APAE, em situação de risco pessoal, social e contingências diversas.
Cidadãos em situação de risco e vulnerabilidade social, que procuram atendimento especializado para crianças com deficiência.
Procedimentos Técnico-Operativos
Levantamento sócio-econômico da clientela carente, viabilizado pelo prontuário, juntamente com uma entrevista realizada pelo assistente social , bem como estudo de caso e parecer técnico, quando necessário.
Estabelecimento de redes de informação com profissionais de outras áreas e órgãos que atuam na área de assistência social, governamentais e não governamentais.
Benefícios Oferecidos:
Encaminhamentos a :
- Consultas médicas
- Exames laboratoriais
- Consultas/tratamento odontológico
- Medicamentos
- Cestas básicas
- Fornecimento de refeições na escola, quando necessário a presença da família em turno contrário ao atendimento, dificultando o retorno em tempo hábil
- Auxílio financeiro para pagamento de contas atrasadas de água/luz ( em casos emergenciais) , emissão de 2ª via de documentos pessoais, retirada de certidões.
- Vale para retratos 3x4 para documentos.
- Passe gratuito Vale do Mucuri e Interestadual.
- Uniforme escolar
- Contato para pagamento de 50% de consulta especializada.
METODOLOGÍA
Após o ingresso do aluno é realizado um estudo sócio-familiar, realizando-se encaminhamentos para obtenção do BPC, quando for o caso, disponibilizados os diferentes atendimentos necessários ao aluno com o devido conhecimento da Direção .O auxilio necessário é disponibilizado para a família, sempre clareando que é de caráter temporário.
METAS
Atendimento de toda família de usuários da escola/instituição, em risco ou vulnerabilidade social em situação de desemprego, sem BPC e oriunda da zona rural.
AVALIAÇÃO
Após o ingresso e feitos os encaminhamentos necessários á família é acompanhada através de visita domiciliar e contatos na escola ou por telefone, avaliando sempre o bom uso dos recursos obtidos sendo dada alta deste auxilio, assim que esta torna-se beneficiária do benefício LOAS.