Realizar um trabalho de esclarecimento, orientação e apoio familiar conjuntamente com os outros setores de atendimento ao aluno autistade maneira que estetenha a chance de vir a se tornar um adulto mais funcional, feliz, integrado a sociedade e ao trabalho
JUSTIFICATIVA
A vida de uma família é um longo ciclo de eventos desenvolvimentais:que abrange diferentes gerações e vários contextos histórico -sócio-culturais . Assim, em nosso caso, ela constitui instituição social significativa, da qual buscamos entender a interação e a dinâmica frente ao autismo, uma vez que a síndrome traz conseqüências para o portador, interferindo na sua posição social e no seu estilo de vida, em seus relacionamentos internos e nos vínculos com o mundo externo.
A definição de autismo, corrobora que ele compromete seriamente o grupo familiar quando este passa a viver com o problema. Usualmente, as relações familiares são naturalmente afetadas quando um elemento de seu grupo apresenta uma doença. As limitações vivenciadas frente à doença levam-na a experimentar alguns tipos de limitação permanente, que são percebidos em sua capacidade adaptativa ao longo do desenvolvimento. Assim, o autismo do filho coloca os pais frente a emoções de luto pela perda da criança saudável que esperavam. Apresentam, por isso, sentimentos de desvalia por terem sido escolhidos para viver essa experiência dolorosa. Sendo necessário para um trabalho em parceria escola APAE e Famíliaa intervenção do Assistente Social através de visitas domiciliaresque fornecerãodadosimportantes para o acompanhamento do desenvolvimento do aluno autista em atendimento pelos outros setores da EscolaPsicologia, TerapiaOcupacional e pedagogia.Os paissão parceiros necessáriose indispensáveisno norteamento das dinâmicas pessoais das criançasautistas.
METODOLOGÍA
Visitas domiciliares
Acompanhamento da freqüência regular do aluno.
Participação em reuniões de pais.
Encaminhamentoa consultas e outros exames
Participação em estudo de caso em equipe multidisciplinar toda terça feira semanalmente.
METAS
·Tornar os procedimentos educacionais para pessoas com autismo mais eficientes, tendo como princípio a integração, a funcionalidade, a produtividade e a independência.
'O tratamento é muito importante para o desenvolvimento da pessoa autista, mas só acessível aos abonados financeiramente, o que é lamentável. As famílias que não têm condições acabam, muitas vezes, deixando o autista preso em casa para poder exercer suas funções cotidianas',Justificativa que consta nos autos da Açãoimpetrada em
Salvador-Bahia.
AVALIAÇÃO
Esta avaliação épermanente junto ao Setor pedagógico,Psicologia
Gerencia clínica e a Família.
VOCÊSABIA?
Bill Gates - (citado no livro 'Thinking in pictures' de Temple Grandin como tendo características autistas) é diretor da Microsoft e inventor do Windows. Nasceu em 1955 em Seattle (EUA). Gates se balança continuamente durante reuniões de negócios e em aviões (autistas fazem isso quando nervosos), não gosta de manter contato olho-aolho e tem pouca habilidade social. Não dá importância à sua aparência.